Golpada (im)perfeita com "chinesices" à mistura

A reunião plenária do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, nos dias 15 a 17 de Outubro, foi palco da maior “bagunçada” de que há memória no funcionamento do órgão consultivo dos emigrantes.
A ânsia desmesurada de uns habituais abutres em controlarem o Conselho Permanente do referido órgão, levou-os à cegueira absoluta e a cometerem sucessivos atropelos à lei que culminaram numa golpada (im)perfeita com “chinesices” à mistura, que deixa agora o CCP entulhado num lamaçal fétido cujo aroma se irá fazer sentir por esse mundo fora, pelo menos até o Tribunal Administrativo de Lisboa decidir sobre o pedido de impugnação que recai sobre o mesmo.
Foram inúmeros os atropelos cometidos e que estão por detrás de uma eleição viciada do Conselho Permanente e da escolha dos presidentes das comissões. Desde a não aprovação de um Regulamento do Conselho, que expressamente regulasse o acto eleitoral, passando pela constituição ilegal de listas, até à participação no acto eleitoral de elementos estranhos ao processo, tudo valeu para consagrar a vitória da lista B e levar o médico de Macau, Fernando Gomes, à presidência de um Conselho Permanente onde imperam os figurões do costume: um punhado de conselheiros que se tornaram em verdadeiros caudilhos que fazem do seu arbítrio o princípio e o fim do seu mandato.
Tudo isso só serve para desprestigiar ainda mais o Conselho das Comunidades Portuguesas, arrastando no descrédito mesmo os poucos conselheiros que mantêm níveis de qualidade aceitáveis.

Mensagens populares deste blogue

Painel de azulejos assinala presença portuguesa em Genebra

Complot dita fim do programa PORTUGALIDADES

O implícito do óbvio