26 de fevereiro de 2020

Complot orquestrado dita fim do programa PORTUGALIDADES

Comunicado de imprensa
Fim da emissão do programa PORTUGALIDADES, nas ondas da “Radio Cité Genève”
Durante a última década, o programa Portugalidades, emitido através das ondas da “Radio Cité Genèvefoi a minha preocupação máxima diária. Ao acordar, ao deitar, durante o dia, estando longe ou estando perto, coube-me zelar pelo seu bom funcionamento e conduzi-lo, mal ou bem, àquilo que ele representou, até hoje, para a maior comunidade estrangeira residente no cantão de Genebra. Todos os que passaram por este programa perceberam que, por detrás dos microfones, lutava-se diariamente para tentar manter vivo um ideal de vida, um projeto de rádio, sem nunca virar a cara à luta, e a título meramente voluntário e gracioso.
Desde a sua criação que o Portugalidades definiu como objetivo central do projeto o de proporcionar, aos seus ouvintes, conteúdos de produção própria sobre temas, acontecimentos e factos de interesse para a comunidade portuguesa residente em Genebra, proporcionando, dessa forma, uma melhor interação entre todos os atores e forças vivas da nossa comunidade, assim como a divulgação da língua e cultura portuguesas como elevada expressão de afirmação da presença lusitana no cantão de Genebra.
O Portugalidades comprometeu-se e assegurou sempre o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, bem como do compromisso de parceria que ligava a sua produtora e animadora à “Radio Cité Genève”, assim como pela boa fé dos ouvintes.
Ao longo dos seus 10 anos de existência, o Portugalidades declarou-se comprometido, acima de tudo, com a liberdade de expressão, a cidadania e a dignidade da vasta Comunidade portuguesa residente em Genebra.
Todavia, as pessoas mudam, os tempos fazem as pessoas mudar e no final, aqueles ou aquelas que julgávamos sempre ao nosso lado e com os mesmos ideais que nós, um certo dia decidem ser outra coisa e por um sentimento qualquer que lhes diz que “ela devia ter conduzido pela esquerda e conduziu pela direita”, destroem o que nós criámos.
                                                                    
Foi dessa forma que a Direção da “Radio Cité Genève” decidiu, unilateralmente, romper o compromisso de parceria que a ligava à produtora e animadora do programa em língua portuguesa Portugalidades, dispensando a colaboração da mesma.
Todos temos a nossa opinião, todos temos direito a manifestá-la, mas não devemos destruir de ânimo leve, projetos que deram provas e muito menos pôr em causa a competência, a responsabilidade e abnegação das pessoas que construíram esses projetos, procurando colar-lhes uma etiqueta com o código de barras errado.
Quero agradecer pela confiança e apoio de todos os que participaram nesta história: em particular à Direção da “Radio Cité” pela concessão do tempo de antena e disponibilização dos meios técnicos necessários à produção e emissão do programa; aos técnicos e colaboradores que foram incansáveis ao longo de tantos anos; às inúmeras personalidades das áreas política, económica, social, cultural, recreativa e desportiva que passaram pelo Portugalidades e muito contribuíram para o enriquecimento do mesmo; aos patrocinadores; mas quero agradecer sobretudo, aos milhares de ouvintes que diariamente me acompanharam nesta viagem e que foram a verdadeira razão de ser deste projeto.
Da minha parte, quero que saibam que foi um prazer estar convosco. E posso dizer que sou uma privilegiada, porque pude compartilhar convosco algo imenso e inexplicável, o amor por uma coisa efémera…
Que as ondas da “Radio Cité Genève” vos tragam tudo de bom.
Um bem-haja a todas e a todos. Até breve.
Genebra, 25 de fevereiro de 2020.
_______________________________________________________________________

Cristina Rodrigues, Produtora e Animadora do programa “Portugalidades” da “Radio Cité Genève”
Contacto:  076 679 39 99