Sinais de inquietação

A Suíça já não é o que era! Esta frase, repetida por muita gente, ouvimo-la quase todos os dias. Desde a empregada de limpeza até ao profissional liberal. Na origem da mesma, não estarão certamente os mesmos factores, mas a conclusão é igual para todos.
Uns referem-se à falta de limpeza dos espaços públicos. Outros queixam-se da falta de segurança ou das filas de espera nas repartições públicas e nos hospitais. Outros ainda, reclamam que a vida está demasiado cara e que os salários já não conseguem acompanhar os preços dos bens de consumo. Mas a situação mais preocupante, será certamente aquela que vive actualmente o maior banco suíço - a UBS.
A UBS é uma referência da Suíça, não só internamente mas também no exterior e as graves dificuldades que o banco atravessa estão a deitar por terra a imagem de uma Suíça rigorosa e competente. Pior ainda, estão a perturbar todos os sectores da sociedade helvética, criando nos cidadãos suíços um sentimento perigoso de incapacidade e insegurança, que pode ter repercussões bem mais nefastas do que aquelas causadas pela falência da companhia nacional de aviação - SWISSAIR - que ainda está bem presente nos espírito de todos.
A Suíça ainda continua a ser um país moderno, seguro, com um sistema de saúde e de educação de grande qualidade, assente numa economia estável e com uma população envelhecida, o que gera excelentes oportunidades para as novas gerações.
Mas a degradação de alguns sectores da sociedade helvética, somada a alguns casos escandalosos que têm abalado o país nos últimos tempos, são sinais de grande inquietação.

Mensagens populares deste blogue

Painel de azulejos assinala presença portuguesa em Genebra

Complot dita fim do programa PORTUGALIDADES

O implícito do óbvio