O implícito do óbvio

As declarações que o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, prestou hoje, à Agência Lusa, a propósito do problema que afeta os funcionários consulares portugueses na Suíça, são o implícito do óbvio.

Afirma o secretário de Estado que «nós compreendemos as suas reivindicações e temos consciência que alguns deles estão em situação muito difícil», acrescentando ainda que «é um problema grave mas não exclusivo da Suíça».

Custou mas foi. Cinco semanas foi o tempo que levou o brilhantíssimo governante a perceber aquilo que era mais do que óbvio e que toda a gente (menos ele) já tinha compreendido há muito tempo. É que existe um grave problema para resolver com esses trabalhadores.

Diz ainda José Cesário que «estamos a estudar soluções que, estou convencido, não virão num futuro próximo e disse isso aos funcionários».

É simplesmente “fantabulosa” a capacidade de raciocínio de José Cesário. Se para perceber a existência do problema foram necessárias cinco semanas, é implícito e mais do que óbvio que, para este Governo serão necessários cinco anos para encontrar solução para o mesmo. Até porque, para José Cesário, a questão não está na gravidade do problema, mas sim na falta de exclusividade do mesmo, deixando igualmente implícito e óbvio que, o actual Governo só está cá para resolver os problemas exclusivos.

Ainda na senda do raciocínio do ilustre e exclusivo governante – porque também é implícito e muito mais do que óbvio – podemos concluir que o cargo de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas apenas serve para derreter mais uns cobres do erário público. E que a competência de funções delegadas ou ainda por delegar ao mesmo pelo Ministro, seriam certamente melhor desempenhadas por um qualquer director-geral, com a inerente poupança de fundos que muito jeito daria nos dias que correm.

Mensagens populares deste blogue

Painel de azulejos assinala presença portuguesa em Genebra

Complot dita fim do programa PORTUGALIDADES

Cuidado com os falsos pregoeiros