É do diálogo que nasce a luz

Porque merece ser divulgada, sobretudo em consideração aos estóicos trabalhadores dos consulados e embaixadas portuguesas na Suíça, transcrevo a seguir a mensagem que recebi na minha caixa de correio, assinada por um amigo, Homem com « H » grande, sempre fiel a princípios e valores democráticos que deveriam inspirar algumas mentes empedernidas que por aí andam:

« Bem haja, caro amigo Melo, pela prontidão no apoio, crítico e lúcido, prestado aos trabalhadores consulares, que, aqui na Suíça, praticamente sozinhos, ergueram, com coragem – diria mesmo heroicidade - a voz do protesto desesperado.

Durante as cinco semanas, não se manifestaram arrogantes, arruaceiros, provocadores. Apenas exibiram a miséria, que o Governo do sr.Cesário, lhes serve à mesa, em prato quase vazio de pão e de esperança.

E, em resposta, e em vez de apreciar e valorizar a sensata decisão dos referidos trabalhadores, abrindo-lhes a porta ao diálogo, humilha-os, dedo em riste, e pendura-lhes ao pescoço a qualificação de " meninos mal-comportados". Pior ainda: vociferando ameaças, iminentes, se não se mantiverem no (co)"reto" caminho.

Acompanhei esta luta. Escutei razões; ouvi desabafos desesperados. E ouvi também que a suspenão desta paralisação era por preocupação pelos incómodos e prejuízos causados e sofridos pela Comunidade dos nossos Imigrantes. Mostraram, com abundante generosidade e sentido cívico, a sensatez que não medra na cabeça do impante sr. Secretário Cesário.

Cuide-se senhor professor, hoje Secretário de estado. Mesmo tendo chegado ao "estado a que isto chegou"(Salgueiro Maia), os tempos não são favoráveis a que nos instalemos no procedimento do "magister dixit"! Os ditadores quase sempre têm mau fim! É do diálogo que nasce a luz. E são os espíritos iluminados pelo reconhecimento do seu valor e da sua importância humana que fazem rodar as máquinas que elegem e mantêm os Secretários de estado e disponibilizam, com sorriso e sentimento de gratidão, os serviços, em proximidade, à Comunidade! »

Mensagens populares deste blogue

Painel de azulejos assinala presença portuguesa em Genebra

Complot dita fim do programa PORTUGALIDADES

O implícito do óbvio