O milagre do Cesário

As recentes declarações nas redes sociais do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, são suficientemente esclarecedoras do “bom senso” que prevalece lá para as bandas do MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros).

Ao longo dos mais de trinta dias que durou a greve dos trabalhadores dos consulados e embaixadas portuguesas na Suíça, José Cesário enfiou a cabeça na areia, virando por completo as costas às suas responsabilidades. Não tugiu nem mugiu! Agora que os referidos trabalhadores suspenderam a greve – apesar de não haver ainda qualquer resolução para o diferendo –  é ver José Cesário de peito feito, arrogante quanto basta, adoptando uma postura cínica de autêntica provocação.

Num seu post no Facebook, diz o secretário de Estado que «importa sobretudo salientar o facto de ter prevalecido o bom senso» e que todos devem procurar «perceber como no futuro nos devemos comportar».

Pois é, meu caro José Cesário, o bom senso deveria começar por si e pelo seu chefe Paulo Portas. A boa gestão dos conflitos internos do pessoal do MNE são da primeira responsabilidade do governo e no caso concreto, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas deveria ter aparecido de imediato e colocar-se na primeira fila do necessário diálogo com os representantes dos referidos funcionários.

É pena que o amigo se tenha escondido atrás do problema em vez de procurar resolvê-lo, esperando cinicamente que passasse a primeira leva de protestos, na expetativa de que “tudo continue como dantes, no quartel de Abrantes”.

Creio que lhe irá sair o tiro pela culatra. É que, se a suposta intenção do Governo «é modernizar os serviços consulares» e que para isso «conta com a colaboração dos funcionários», parece-me de todo impossível que o consiga.

Seria certamente o “milagre do Cesário” conseguir motivar trabalhadores que se viram desprezados e espezinhados pelos seus governantes, os mesmos que agora lhes pedem colaboração! É lamentável que Portas e Cesário ainda não tenham compreendido que a sua prometida modernização consular não pode ser alcançada empurrando os problemas com a barriga e, sobretudo com funcionários desmotivados e desesperados.

Se José Cesário quer dormir tranquilo, esqueça esses “tiques” de cinismo e arrogância que tem demonstrado ultimamente, e acabe com as recorrentes promessas veladas de modernização consular. Sobretudo quando todos sabemos que, nos tempos que correm, o Rei não só vai nu como também magrete.

Mensagens populares deste blogue

Painel de azulejos assinala presença portuguesa em Genebra

Complot dita fim do programa PORTUGALIDADES

O implícito do óbvio