António Braga vai à Suíça de costas voltadas para a comunidade

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, desloca-se à Suíça, em visita oficial, nos dias 9 a 13 de Julho.
O extenso programa que lhe foi alinhavado pelos diplomatas de plantão – cônsules em Genebra e Zurique, embaixador em Berna e chefe-de-gabinete – destaca-se pela ausência absoluta de qualquer visita a associações portuguesas e de qualquer encontro com os emigrantes portugueses residentes na Confederação Helvética.
Por outro lado e como é hábito cultural dos diligentes funcionários diplomáticos do MNE, vai-se encher a barriga ao Rei com almoços e jantaradas, havendo ainda tempo para uns encontros relâmpago para troca de galhardetes e de cartões de visita com algumas autoridades locais, sem qualquer tema em agenda mas que muito ajudarão, certamente, a enfeitar o ramalhete do ilustre visitante e seu séquito.
Entretanto, nas chancelarias consulares as brigadas de limpeza vão limpando as teias de aranha e matando as baratas nos cantos das paredes, os funcionários engomam os colarinhos e dão brilho aos sapatos e as funcionárias batem com a cabeça nas paredes a fim de encontrar a melhor forma de dar nas vistas.
E como a visita de um SECP deve ser encarada como uma festa, haverá ainda lugar a um recital de violoncelo e piano – essa gente preserva muito a cultura erudita, culminando com o tão desejado momento de alguns paladinos da nossa comunidade: o curriqueiro ritual da entrega de medalhas. E quem são os “felizardos”!?
Quanto aos problemas dos portugueses na Suíça, esses...continuarão por resolver.

Mensagens populares deste blogue

Painel de azulejos assinala presença portuguesa em Genebra

Complot dita fim do programa PORTUGALIDADES

O implícito do óbvio