Um bom exemplo

Com a ida para Timor – consta-se que devido a castigo pelo mau desempenho – da ex-cônsul de Portugal em Genebra, Maria de Fátima Mendes e com a entrada em funções do actual titular do cargo, Júlio Vilela, que os portugueses residentes na área do consulado de Portugal naquela cidade sentem um novo dinamismo e entusiasmo no que respeita à acção consular. Num curto espaço de tempo, contabilizam-se já algumas acções de relevo no âmbito da informação e apoio à comunidade portuguesa, com particular destaque para as Jornadas de Informação Consular (JIC’S) realizadas em diversas localidades da área de jurisdição daquele posto consular.
E o ano de 2007 não poderia começar de melhor forma, pois que o consulado em Genebra acaba de lançar um inquérito de opinião que visa auscultar a comunidade sobre o serviço consular prestado, com vista a adaptar a actividade consular à comunidade que serve, conhecendo as suas necessidades reais de forma a responder melhor às carências que a mesma vier a manifestar. O inquérito decorre até 31 de Março e os resultados do mesmo serão divulgados até ao final do primeiro semestre deste ano.
Num momento em que o debate em torno da reforma consular tem posto a nu alguma displicência no que respeita ao desempenho de parte dos nossos diplomatas, iniciativas como a do consulado em Genebra vêm demonstrar que no nosso corpo diplomático ainda perfilam funcionários que não perderam de vista o sentido de serviço público e de entrega que a missão que lhes foi confiada pelo Estado Democrático exige.

Mensagens populares deste blogue

Painel de azulejos assinala presença portuguesa em Genebra

Complot dita fim do programa PORTUGALIDADES

O implícito do óbvio